sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O hipertexto e as novas formas de leitura



O hipertexto é um documento eletrônico composto de nodos ou de unidades
textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não-linear, por meio de links, que são as conexões feitas entre nós em um hipertexto. Os nós podem ser trechos, palavras, figuras, imagens ou sons no mesmo documento ou em outro documento hipertexto.[...]
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita. [...]


A escrita eletrônica não se limita aos textos verbais, podendo os elementos de escrita serem palavras, imagens, sons, ações ou processos realizados por computador. Em vez de ler parágrafos, o leitor pode ver cenas em um vídeo, observar uma seqüência de fotografias, ouvir uma narração oral ou escutar um fragmento musical.




Outro tipo de divulgação, cada vez mais presente na Internet, são os livros digitais com conteúdo na íntegra. Como exemplo temos os livros na área de TIC no site do Núcleo de Informática na Educação da UNICAMP (NIED), publicações do Grupo de Tecnologia Educacional da Universidad de Sevilha, publicações da TV Escola: guias, revistas e cadernos. Essa tendência de digitalizar ou já se produzir no formato digital todo e qualquer documento para fins de divulgação levará à virtualização total das bibliotecas no futuro próximo. Essa realidade ainda depende da solução de muitos problemas, sendo o principal deles a questão dos direitos autorais.


No site www.virtualbooks.com.br , há livros digitais grátis em português, em inglês e em outras quatro línguas. “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, “Os Lusíadas”, de Camões.

Som, imagem, texto, vídeo, objetos virtuais de aprendizagem e ferramentas interativas podem ser consultados e usados em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ , site do Ministério da Educação.

Outras 18 mil bibliotecas compõem o catálogo do www.libdex.com , no qual há dezenas de endereços virtuais para cada nacionalidade. International Children Digital Library (www.icdlbooks.org) traz publicações digitais ilustradas.

Poesias, contos e romances compõem o acervo online. Nele, autores como Machado de Assis – que tem seus manuscritos digitalizados em www.machadodeassis.org.br – se misturam a escritores menos conhecidos, que têm na Internet uma aliada para popularizar as suas obras.

Disponível em:
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e2_assuntos_a1.html ( acessado em 15/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário