Da minha janela
Justificativa:
As novas tecnologias surgidas nas últimas décadas colocaram um grande volume de informações em circulação e possibilitou novas formas de aprendizagem. No entanto, as escolas , em sua maioria, mantêm uma postura tradicional que não dialoga com essa nova realidade. A incorporação do uso de TIC`s em sala de aula é uma forma de atualizar as práticas pedagógicas vigentes, aproximando e promovendo a interação entre a escola e esta nova sociedade de informação.
Nível de ensino:
9º ano- Ensino Fundamental
Disciplina:
Língua Portuguesa
Objetivo Geral:
Os alunos deverão ser capazes de utilizar recursos tecnológicos na produção e apresentação de um poema.
Objetivos específicos:
Levar os alunos a :
• Reconhecer e compreender textos do gênero poema;
• Produzir um poema a partir de uma imagem;
• Usar recursos tecnológicos na elaboração da atividade proposta.
Metodologia:
• Providenciar poemas para leitura ( sugestão: Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade);
• Promover atividades de análise da estrutura e dos recursos linguísticos empregados no gênero em estudo;
• Formular questões que levem os alunos a refletir sobre as imagens construídas a partir da leitura dos poemas e ilustrá-las;
• Propor a captura de uma imagem para posterior produção de um poema.
Procedimentos:
• Ler os poemas selecionados;
• Apresentar questões que proporcionem a identificação dos recursos utilizados na produção dos textos lidos, próprios do gênero em questão;
• Perceber através da fala dos alunos e das ilustrações feitas as possíveis imagens e interpretações geradas por um mesmo texto;
• Propor aos alunos que fotografem a paisagem vista de suas janelas, utilizando um aparelho celular e, a partir da foto, produzam um poema ( as instruções poderão ser dadas através de um blog);
• Transferir as imagens capturadas por meio de bluetooth ou e-mail para, posteriormente, serem inseridos nos computadores do laboratório da escola;
• Orientar os alunos na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis no laboratório de informática para a produção de slides no Impress, utilizando a foto e o texto produzido.
Recursos:
Livro de poemas e poemas impressos, celulares, máquinas fotográficas, internet, computadores.
Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua, contemplando todo o processo até a confecção de slides.
Eliana S. Rodrigues
EXECUÇÃO E RESULTADOS: IMAGENS
Olá Eliana!
ResponderExcluirGostei demais dessa atividade. Muita criativa mesmo. Que outras assim sejam desenvolvidas por você. Abração. PAtricia.